segunda-feira, 25 de agosto de 2014

É possível aprender a estudar?


   Em todo ano os alunos renovam as boas intenções de estudar com mais afinco. Alguns ficam só nas intenções porque não sabem nem por onde começar! Outros, perdem o fôlego logo no primeiro mês, sem saber porquê... 

   Em geral as razões são as mesmas: falta de hábito, de técnica e muita dispersão. É preciso mudar algumas atitudes para se obter resultados. 

   Estudar precisa ser uma rotina, daquelas que têm hora e tudo mais. Então, pra início de conversa, tem que se vencer o preconceito de que toda rotina é chata. Pode até ser, se assim o desejarmos. Quando se faz alguma coisa de má vontade e sem criatividade, tende-se a esticá-la, ou seja, gastar mais tempo do que o necessário. E aí fica chato mesmo...
 

   Interrupções e dispersões só atrapalham. Programe o tempo diário para estudar. Estabeleça algo que possa cumprir e que seja compatível com as outras atividades, inclusive as de lazer, que ninguém é de ferro! 

   Procurar um canto sossegado, que lhe deixe afastado do  telefone, som, tevê e das coisas que lhe roubam atenção durante o estudo. 
É bom fazer as tarefas maiores em etapas, para ir amadurecendo a pesquisa e a elaboração. Prestar atenção à aula, ajuda a reduzir as horas de estudo em casa porque a explicação do professor facilita a compreensão do que está sendo estudado.
   O importante é que tenham respostas para conferir o resultado e saber onde se errou. Funciona como um game: na repetição, “saca-se” os próprios erros e melhora-se a performance.  Nestes casos, algumas técnicas podem ajudar e cada um precisa descobrir a sua melhor maneira de aprender: se incorpora melhor o que lê ou o que escuta para definir se sua leitura deve ser em voz alta ou silenciosa; se ao passar o conhecimento para outra pessoa absorve-o melhor, assim estudar com um colega pode ajudá-lo; se para tirar conclusões, sente-se menos perdido organizando as idéias por escrito. Então faça um resumo das idéias assinaladas no texto. 

                                    


Mas, se você tem uma boa dica, escreva e conte pra gente...







Nenhum comentário:

Postar um comentário