segunda-feira, 25 de agosto de 2014

60 anos da morte de Getúlio Vargas

   Listamos 7 temas que ilustram as principais realizações de Vargas no Brasil que podem cair no ENEM 2014:

1. A inauguração do populismo no Brasil

     Foi uma forma de governar com uma influeência muito grande sobre as massas populares. Através do populismo, Getúlio, foi identificado como defensor das causas sociais e interesses nacionais, incorporando as massas urbanas ao processo político. Com sua liderança carismática, o culto à sua personalidade e o grande apoio popular fez com que ele ganhasse o apelido de "Pai dos pobres".

2. O impulso ao desenvolvimento industrial

   Foi quando o Brasil passou a ser um país industrial, criando uma série de medidas voltadas para o desenvolvimento da indústria brasileira. Foi adotado o modelo de Substituição das Importações e implantada a chamada indústria de base, com infraestrutura que ajudariam outros setores industriais a se desenvolverem. Getúlio criou empresas estatais em atividades estratégicas como siderurgia (Companhia Siderúrgica Nacional), mineração (Companhia Vale do Rio Doce) e geração de energia (Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco).

3. O Petróleo é nosso

   Um dos marcos do segundo Governo Vargas (1951-1954) foi a imposição do monopólio estatal sobre a produção do petróleo, considerada fundamental para o desenvolvimento da nação. Influenciados pela política nacionalista, setores da sociedade brasileira se mobilizaram para criar a campanha ‘O Petróleo é nosso’, contra a participação de empresas do exterior. Depois de muita polêmica, em 1953, Vargas sanciona a lei que cria a Petrobras, que representava a independência econômica do país.

4. Consolidação das leis trabalhistas

  Getúlio Vargas promoveu um conjunto de leis voltadas para a proteção do trabalho. A CLT tornou-se um marco ao estabelecer o salário-mínimo, férias remuneradas, pensões, semana de trabalho de 48 horas no máximo, entre outras medidas que davam direitos e garantias aos trabalhadores urbanos. As leis trabalhistas foram reunidas, em 1943, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), regulamentando as relações entre patrões e empregados. Ele também legalizou os sindicatos, embora suas atividades ficassem sob a rígida fiscalização do Estado.

5. Investimento na educação pública

   Ele criou o conceito de educação pública em 1931, assim como criou o conceito de saúde pública”. Durante o primeiro governo (1930-1945) Vargas criou o Ministério da Educação e Saúde (1930) voltado para a construção de um sistema nacional público de ensino.
Em 1934 foi aprovada uma nova Constituição, que passou a considerar a educação um direito de todos e atribuía ao Governo Federal a função de definir diretrizes para a educação nacional. Foram criados fundos para garantir recursos para a educação e concursos públicos para professores.

6. Os fundamentos da atual Justiça Eleitoral

   “Ele criou mecanismos e bases para a atual justiça”. A Constituição de 1937 extinguiu a Justiça Eleitoral e os partidos políticos existentes, suspendeu as eleições livres e estabeleceu eleição indireta para presidente da República, com mandato de seis anos.

7. A propaganda do Estado: censura, cultura e ufanismo

   O Estado Novo (1937-1945) investiu em novas formas de comunicação com a população, como a televisão e o rádio. O regime utilizou intensamente a promoção da cultura brasileira e a propaganda para mostrar uma imagem positiva do regime e buscar uma identidade nacional. O órgão responsável pela propaganda do governo era o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que controlava os órgãos de imprensa e meios de comunicação, por meio da censura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário