quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Confira dicas para obter nota 10 na redação

   Visando auxiliar os concorrentes nessa reta final de preparação para a prova do concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ), devido à grande concorrência, é correto iniciar o exame pelas questões objetivas, como a maioria faz. “Os candidatos precisam primeiro olhar o assunto da redação cobrado pela banca. Após o conhecimento do tema, é importante resolver a prova de Língua Portuguesa para ver se os textos ajudam a definir uma linha de raciocínio na elaboração da redação, já que, quase sempre, os textos estão relacionados ao tema de redação. Feito isso, o candidato terá mais facilidade para definir uma linha argumentativa na hora de desenvolver a redação dissertativa”, analisou.
 
   A professora também avalia o que não pode faltar em uma redação. “Introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, o candidato precisa apresentar sua tese, sua ideia sobre o tema. No desenvolvimento, o candidato deve apresentar o argumento que comprove que sua tese é verdadeira. Em outras palavras, nos parágrafos de desenvolvimento, o candidato terá a oportunidade de convencer a banca de que sua tese é válida. A conclusão deve conter o fechamento, o candidato deverá mostrar o seu objetivo final ou então apresentar uma solução para o problema apresentado no texto”.
 

   Por fim, “Qualquer tema relacionado à atualidade, o candidato tem de estar antenado a tudo que acontece no estado, no país e no mundo. O melhor caminho é ler jornais, revistas e manuais de atualidades. O candidato bem informado e que lê muito, certamente, tem grandes chances de ser aprovado. Entre os erros mais recorrentes estão o fato de o candidato manifestar opiniões pessoais e de fazer texto informativo (aquele em que há apenas relatos de casos). Assim, o candidato perde mais pontos. Além disso, o candidato deve ter atenção aos erros gramaticais e a problemas de coesão e coerência. Por isso, é de suma importância o estudo da Língua Portuguesa para a elaboração de uma redação nota 10”, finalizou.


   As provas do concurso de soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ) serão aplicadas em 31 de agosto, no Rio de Janeiro, Teresópolis, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Niterói, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Arraial do Cabo e Angra dos Reis. Do total de 105.458 concorrentes, 83.892 são homens (relação candidato/vaga de 15,5) e 21.566 são mulheres (relação de 35,9). Os locais e horário de realização das provas serão divulgados no próximo dia 22, pela Exatus, organizadora. A primeira fase da avaliação será composta por prova objetiva e redação. As 40 questões versarão sobre as disciplinas de Português (dez), História, Geografia, Sociologia, Informática, Legislação de Trânsito e Direitos Humanos (cinco questões cada). 

    Serão aprovados os candidatos que não zerarem nenhuma disciplina e alcançarem o mínimo de 50% dos pontos na soma das notas da prova objetiva e na redação. Em seguida, ocorrerão os exames psicológico e antropométrico (avaliação feita através do Índice de Massa Corporal -IMC). O processo seletivo ainda contará com teste físico, exame toxicológico, médico e pesquisa social e documental. Estão em oferta 6 mil vagas, sendo 600 reservadas às mulheres.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário