quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Dicas para a redação do Enem



   Um dos itens mais importante e com maior peso no Exame Nacional do Ensino Médio(Enem), é a Redação. Os avaliadores não vão perdoar erros grotescos neste quesito.

   O candidato tem que ter consciência de que seu texto deverá ser estruturado como um texto dissertativo-argumentativo e que não poderá extrapolar o limite de linhas exigido pelo exame. O texto construído também não deverá fugir ao tema e apresentar palavrãos ou desenhos, além de desrespeitar os direitos humanos. Todos esses itens precisam ser seguidos à risca pelo candidato para que sua redação não seja zerada já de cara. 

   É preciso atentar a alguns detalhes, como não plagiar nenhum ponto de vista, frases etc., além de estar sempre atento à ortografia e à gramática. Utilizar chavões na construção desse tipo de texto também não é recomendado. Todas essas situações podem fazer com que o estudante perca pontos de bobeira em sua redação.
   

   Um item que acarreta em grande perda de pontos no texto e que muitos estudantes não sabem é a utilização errada do material fornecido como apoio para confecção da redação. Por exemplo, quando o candidato o utiliza como forma de argumentos do seu texto, isso é errado, pois a função do material é somente de auxiliá-lo. Quem deverá construir as opiniões defendidas através da argumentação é você.

   É fundamental que antes de tomar qualquer iniciativa o estudante se concentre e leia atentamente ao tema da redação, bem como as orientações sugeridas pelo próprio enunciado da prova. Além disso, letra legível também é diferencial para angariar mais pontos. Como já dissemos em outros textos, de nada adianta a redação ser impecável quanto ao seu conteúdo, se ela é totalmente ilegível e o avaliador não consegue fazer a leitura do texto. Então, caprichar na letra e caligrafia é fundamental.
   
   Além disso, lembre-se de que ninguém se torna um bom redator sem treinar. Nesse caso, o treino se dá basicamente escrevendo e fazendo leitura de textos. Leia revistas de atualidades, notícias e reportagens de temas com grande visibilidade na mídia e, o principal, treine os variados gêneros de texto. Cartas, dissertação, narração, dentre outros. Apesar de a dissertação ser o gênero mais comum cobrado nas redações, o candidato pode se deparar com surpresas. Treinando todos os estilos, não haverá imprevistos e a redação será mais uma etapa tranquila do vestibular. Boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário