terça-feira, 22 de julho de 2014

Em busca de uma carreira na área pública, candidatos não medem esforços



    Na expectativa, milhares de pessoas em todo o país já iniciaram a preparação visando a uma vaga de técnico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Embora, ainda não se tenha uma data exata para a abertura do concurso, muitos candidatos começaram uma rotina de estudos e não estão medindo esforços para obter êxito.
     Foi despertado o interesse da grande maioria dos alunos por vários motivos: a possibilidade de se trabalhar em uma instituição das mais importantes do país, a solidez em relação à carreira e a possibilidade de conquistar uma remuneração atrativa, entre outros fatores. 


Expectativa de autorização muito em breve

    Com uma carência superior a 3 mil técnicos e com cerca de 10 mil servidores com idade para se aposentar, o INSS ainda aguarda autorização do Ministério do Planejamento para abrir concurso. A expectativa é de que a solicitação seja aprovada muito em breve, dada a grande necessidade de pessoal da autarquia, que é vinculada ao Ministério da Previdência. O pedido de concurso foi para 3.080 vagas, sendo 2 mil para técnico do seguro social e 1.080 para perito médico. No entanto, segundo parlamentares que estiveram reunidos recentemente com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a dirigente teria se comprometido a autorizar a seleção, com oferta de 1.500 vagas técnico. Já para médicos, ficaria para uma outra oportunidade.

    A previsão inicial dada pela ministra Miriam Belchior era de que a autorização do concurso sairia em junho, o que acabou não acontecendo. Por isso, o deputado Amauri Teixeira vem tentando agendar uma reunião com a ministra do Planejamento para saber os motivos deste atraso e de quando efetivamente será dado o sinal verde para abertura da seleção. Parlamentares e sindicalistas estão preocupados com os rumos do INSS, que vem perdendo cerca de mil servidores a cada ano.

  O cargo de técnico, que exige o nível médio, tem remuneração de R$4.400,87 e o de perito médico, R$10.056,80. No último concurso para a primeira carreira, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva com 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais (Português, Regime Jurídico Único, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico e Informática) e 60 de Conhecimentos Específicos.
No último concurso, realizado em 2012 com oferta de 1.500 vagas de técnico e 375 de perito médico, ocorreram  5.020 convocações, sendo cerca de 90% das chamadas para a primeira carreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário